Xô, ansiedade: aprenda a controlar esse mal da vida moderna


Se antigamente as mulheres se ocupavam com os afazeres domésticos, hoje as tarefas e os compromissos praticamente triplicaram. Muitas de nós precisam fazer verdadeiros malabarismos para enfrentar a rotina corrida e dar conta da casa, filhos, marido e vida profissional – ufa, cansa só de falar. Diante disso, a ansiedade é um mal que atinge milhões de pessoas em todo mundo. As mulheres são as mais afetadas.
Para driblar o estresse e manter o bem-estar – evitando problemas mais sérios de saúde no futuro, como doenças e transtornos – selecionamos algumas dicas para você cuidar de si mesma apesar do turbilhão de atividades.
Cuide da sua alimentação
Pessoas ansiosas tendem a descontar na comida suas frustrações e acabam exagerando, especialmente nos doces. O ideal é que em meio ao corre-corre a alimentação seja balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes. Para aumentar a sensação de saciedade, coma devagar e mastigue bem os alimentos.


Pratique exercícios físicos
Não tem desculpa: se você odeia academia, pode pelo menos caminhar durante 30 minutos três vezes por semana. Esse é o mínimo recomendado pelos médicos para uma vida mais saudável. Ao praticar exercícios, nosso organismo libera substâncias que aumentam a disposição e melhoram o humor (santa, endorfina!) e, consequentemente, diminuem a ansiedade.


Reserve um tempo para você
Pode ser uma tarde de sábado dedicada aos cuidados de beleza, um jantar com as amigas em plena quarta-feira ou até mesmo tirar um domingo só para dormir. O que importa é você fazer, pelo menos uma vez por semana, algo que você realmente goste e lhe proporcione prazer.
Respire fundo
Quando você sentir que a ansiedade te pegou de jeito, mudando até a respiração – que fica mais rápida e curta – saia do ambiente em que está e vá, de preferência, relaxar ao ar livre. Ao se concentrar e respirar fundo, diversas funções do corpo humano são regularizadas.


Tome um chazinho
Se mesmo depois de respirar fundo você sentir que algo está prestes a explodir – sensação comum na vida dos ansiosos -, apele para o poder dos chás. Algumas ervas contém substâncias sedativas suaves que ajudam no autocontrole, como melissa, camomila e erva doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário